sábado, 15 de março de 2014

Talusha Leão: Versão contemporânea de Lillian Bassman por João Caputti

As fotos de hoje é sobre uma fotografa muito famosa da década de 1940, Lillian Bassman que nasceu em 1917 no  Brooklyn, Nova York, ela foi uma das ultimas grandes mulheres fotografas do período pós-guerra.
As obras dela em preto e branco é a visão experimental e romântica, que trouxe uma nova estética sofisticada para imprimir fotos. Bassman começou a tirar fotos de si mesma - difusas , imagens mal-humorada com um vocabulário de gestos e idiossincrático (uma forma incomum de se portar perante a sociedade).
Bassman flerta com a abstração e evoca um mundo de sonho sensual.
Pela década de 1970 o interesse de Bassman na forma pura começou a entrar em conflito com a mudança estética de moda. Seu desencanto crescente levou a abandonar a fotografia de moda em favor de seus próprios projetos. Em uma ousada tentativa de libertar-se de forma criativa com o passado, ela descartou 40 anos de negativos e cópias - o trabalho de sua vida. Mais de vinte anos depois, a sorte ressuscitado um saco esquecido, de centenas de imagens. Agora Bassman está desfrutando um ressurgimento na moda vanguarda, com exposições em museus e galerias de todo o mundo.

Minha musa Talusha Leão fez um trabalho de faculdade sobre essa fotografa e me convidou pra fotografa-la, não conhecia esse estilo de fotos, fiquei impressionado, fizemos nossa versão das fotos dessa grande fotografa e espero que gostem.
Quem quiser também pode conhecer um pouco mais de  Lillian Bassman pela sua pagina do Facebook bem AQUI.
















3 comentários:

  1. Ensaio lindo, super contemporâneo amei ★★★★♥♥♥

    ResponderExcluir
  2. Wow! Cada dia que passa você se supera mais...
    Continue sempre assim, João, que daí você vai longe! Já disse ;)
    Amo você <3

    ResponderExcluir
  3. Um dos melhores trabalhos, parabéns a modelo e ao fotógrafo!

    ResponderExcluir